E se optares por não resistir?

June 13, 2017

 

Sempre fui fascinada por Carl Jung, o famoso psiquiatra e psicoterapeuta suíço que, ajudou a popularizar termos comuns da psicologia, como “arquétipo”, o significado de “ego” e a existência de um “inconsciente coletivo”.

 

Depois de um ataque de coração Jung afirmou que: "É impossivel descrever a beleza e a intensidade..." também perante a experiência da vida às tantas damo-nos conta do milagre da vida e do quão intenso e indescritível pode ser andarmos por cá.

 

 

Para entender a citação de Jung de uma forma mais ampla: "Aquilo a que resistes, persiste!" acho importante referir o que Jung considerou serem as 4 funções psicológicas:

 

-  Pensamento faz a pergunta “O que significa?” Faz julgamentos e toma decisões.

 

-  Sentimento faz a pergunta “Que valor tem isso?” Sentimento, por exemplo, pode ser julgado como certo ou errado.

 

-  Sensação pergunta: “O que está exatamente a acontecer?” Isso envolve a forma como percebemos o mundo e reunimos informações usando os sentidos.

 

-  Intuição pergunta: “O que pode acontecer, o que é possível?” A intuição fornece as possibilidades, as ideias. Orienta-nos para o futuro. É o sexto sentido, a percepção extra-sensorial, o palpite, o pressentimento.

 

Todos nós possuímos as quatro funções e elas são extremamente necessárias, sendo de absoluta importância o desenvolvimento de cada uma delas para o nosso processo de crescimento.

 

No entanto, as respostas às situações da nossa vida são guiadas por uma destas 4 funções, considerada a dominante .

 

E é nesta função dominante que reside também a nossa zona de conforto. As demais funções são mantidas no inconsciente, menos desenvolvidas e reconhecidas.

 

 

Quando começamos a estar conscientes do nosso funcionamento inconsciente, temos a oportunidade valiosa de nos permitir desenvolver as outras funções. E essa consciência começa a surgir à medida que nos vamos conhecendo cada vez melhor.

 

Esta citação do Jung “Aquilo a que resistes, persiste” levou-me a uma compreensão mais vasta de como atuar perante uma situação, precisamente quando, através do meu processo de desenvolvimento pessoal comecei a desenvolver os outros tipos de funções psicológicas, ou seja, a estar mais consciente do meu inconsciente.

 

No meu caso foi o desenvolvimento da minha intuição e da sensação. As minhas decisões, no passado, de uma forma inconsciente, eram tomadas com o objetivo de agradar aos outros na minha necessidade muito grande de ser amada. Ainda hoje tenho essa necessidade de ser amada, creio que todos nós queremos ser amados, mas hoje já não o desejo a qualquer preço.

 

Resistir faz com que as situações da nossa vida persistam.

Não resistir significa aceitar. E aceitar não é, não tentar mudar o que não escolhemos. Muito pelo contrário.

 

Então aceitar é a resposta. E aceitar é não resistir. Aceitar é olhar para as coisas tal e qual como elas são. Só quando olhamos para as coisas como elas realmente são é que podemos começar a alterá-las usando os nossos recursos internos vastíssimos.

 

Quando enfrentas a tua realidade, encarando-a sem fugas e sem auto-sabotagem, a partir daí: podes escolher de novo; dar um novo significado à tua história; fazer diferente para obteres resultados diferentes.

 

É fácil? Não. Exige coragem, esforço e resiliência. O próprio abandono do esforço inglório da resistência exige essa coragem.

 

Usa o teu poder para transformar aquilo que não queres naquilo que é teu por direito, nasceste para ser feliz. O que te impede?

 

Sofia Pérez, Coach Holístico

Coach Holístico e Mentoring em Lisboa, Linha Cascais e Sintra, Abrantes

Para que serve o coach holístico? mudar a tua vida, melhorar, atingir metas, sonhos, objetivos, numa abordagem que une todas as tuas facetas quer a nível relacional, familiar, financeiro, profissional e espiritual. ​ Qual é o grande objetivo? Seres mais feliz, descobrires o poder que reside em ti, que é enorme!

Contacta-me para o email: coachsofiaperez@gmail.com

www.coachsofiaperez.com

https://www.facebook.com/CoachSofiaPerez

Share on Facebook
Please reload

Recent Posts
Please reload