O poder da Empatia

June 20, 2017

Todos nós temos histórias da nossa vida para contar mas talvez a maioria de nós nem tenha tempo para contar essas histórias e mais, nem sequer refletir sobre elas ou mesmo perceber o quão importantes são. Quando esquecidas, fundem-se num amontoado confuso algures e muitas delas ficam de tal forma tatuadas em nós, que se transformam em condicionamentos. E o que são condicionamentos? Existem os físicos, biológicos os históricos e culturais. Desde que nascemos, recebemos dos nossos pais e do ambiente em geral um conjunto de capacidades, hábitos, atitudes e conhecimentos. O mais simples dos gestos humanos está na herança do que recebemos.

Quando contamos essas histórias a alguém que nos escuta, e esse alguém está totalmente entregue a nós, há uma libertação, um entendimento para lá das palavras.

 

E é aí nessa catarse que podemos dar um novo significado à nossa história libertando-nos do condicionamento que ela carregava.

 

Escutar atentamente, em pleno, apenas estando presente para alguém é ser empático.

 

E ser empático é colocar-nos no lugar de alguém vendo o mundo na sua perspetiva, sem julgamento.

 

É uma entrega cuja premissa é o tempo.

 

O tempo visto como uma parte dada de quem nos escuta.

 

A essência do amor não é o que pensamos, fazemos ou proporcionamos aos outros, mas quanto damos de nós mesmos.

 

Todos nós devemos desenvolver a empatia pois é uma qualidade essencial e transformadora.

 

A empatia tem o poder de curar relacionamentos desfeitos, aumentar a auto-estima, derrubar preconceitos, nos impelir à concretização e até mesmo mudar o mundo.

 

Como coach a primeira vez que tive a noção do poder da empatia foi quando uma coachee relatou a sua história de sofrimento continuado num relacionamento familiar “tóxico” e de total dependência emocional. À medida que fui conduzindo a sessão, a dada altura a expressão dela transformou-se e começou a chorar um choro de alívio. A minha coachee sentiu que alguém a ouviu, usando a linguagem do coração e isso relativizou e suavizou aquela história de vida tão sofrida. Foi um pequeno grande passo para o início de uma jornada de pequenas grandes mudanças.

 

Ernesto Sirolli é especialista no desenvolvimento de economias sustentáveis e na promoção de ideias coletivas. Ele diz que é ingénuo meter mãos à obra quando os líderes mundiais querem resolver um problema. O primeiro passo é ouvir as pessoas.

 

Fica aqui esta conversa divertida e apaixonante.: “Quer ajudar alguém? Cale-se e ouça”

Vale a pena assistir!!

 

 “A pessoa que tem uma ideia pode não ter o conhecimento mas o conhecimento está disponível. Assim eu tive uma ideia:

 

"Em vez de tentarmos chegar às comunidades e dizermos às pessoas o que têm a fazer, porque não as ouvimos? (...) O que nós fazemos é trabalhar diretamente com um pessoa.(…) temos que criar uma nova profissão (…) alguém que se senta connosco e nos ajuda a encontrar os recursos para transformar a nossa paixão num modo de vida.”

 

 

https://www.ted.com/talks/ernesto_sirolli_want_to_help_someone_shut_up_and_listen?language=pt#t-526528

 

Até breve!

 

Sofia Pérez, Coach Holístico

Coach Holístico e Mentoring em Lisboa, Linha Cascais e Sintra, Abrantes

Para que serve o coach holístico? mudar a tua vida, melhorar, atingir metas, sonhos, objetivos, numa abordagem que une todas as tuas facetas quer a nível relacional, familiar, financeiro, profissional e espiritual. ​ Qual é o grande objetivo? Seres mais feliz, descobrires o poder que reside em ti, que é enorme!

Contacta-me para o email: coachsofiaperez@gmail.com

www.coachsofiaperez.com

https://www.facebook.com/CoachSofiaPerez

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Recent Posts
Please reload