Intuição, o mais fiável GPS

August 4, 2017

Se te perguntarem: Qual é a importância da intuição na tua vida?

Qual é a tua resposta?

 

Eu comparo a intuição a uma voz interior, que funciona como um GPS que te conduz ao próximo passo. A questão é como ouvir essa voz interior? E quando ela vem, como sabemos se está correta?

 

Os nossos pais querem que nós sejamos felizes, o que acontece é que se temos atitudes ou queremos ir em direções que a maioria não vai, eles tendem a redirecionarem-nos para o trilho da “normalidade” pelo medo que têm que nos percamos, ou seja, que venhamos a sofrer.

 

E nesse redirecionamento parental intermimente ao longo da nossa infância, adolescência e para muitos até à idade adulta, vamos perdendo grande parte da nossa essência.

 

A juntar a isso temos a escola, dita tradicional, que é também um treino mental intelectualizado no tal trilho espartilhado, onde o lugar da criatividade e da espontaneidade nem sequer é um lugar, mas mais um recanto controlado por olhos julgadores.

 

Quem é criativo cresce com desafios. Quem não é criativo não encontra solução para os desafios.

 

Como coach ouço tantas vezes: “Não sei o que fazer?” Existem tomadas de decisão difíceis, ambíguas, que envolvem terceiros em que o planeamento não resultou e é aqui que a criatividade é valiosa e também a intuição.

 

A intuição, tal como a criatividade sendo ambas recursos pouco utilizados ao longo da nossa vida, vão deixando de estar imediatamente disponíveis como solução, dando lugar ao intelecto.

 

A intuição vem do latim “intueri” que significa ver de dentro, por dentro, contemplar o interior. A intuição vem de um acreditar que é possível. Por isso é que é difícil falar de intuição sem mencionar a criatividade.

 

Para desenvolvermos a nossa intuição temos de ter uma profunda confiança em nós próprios, e um profundo conhecimento das nossas capacidades e potencialidades e só assim poderemos ter os chamados insights. O cansaço, o stress, a “normalização cerebral” a que somos sujeitos ao longo da vida e a depressão inibem a intuição.

 

Recorrer à intuição e colocando a nossa habitual aprendizagem intelectual, a nossa razão, a nossa lógica, o paradigma familiar e escolar a que estamos habituados para segundo plano, é uma tarefa difícil.

 

As crianças exploram tudo à sua volta, todas as experiências passam-lhes pelo corpo, elas não ficam presas a conceitos teóricos. Experimentam, caem e voltam a levantar-se, sem dar grande importância à queda e sempre mantendo o foco nos seus objetivos.

 

Os pais têm uma cartilha de intruções todo preparado e de repente a criança troca-lhes as voltas porque todas as ações das crianças vêm do coração. A intuição e a criatividade são as suas ferramentas valiosas. Elas ouvem tão bem a sua voz interior.

 

Essa tal voz interior continua a estar lá, dentro de ti. Quando te questionas, quando te sentes oprimido pelo mundo exterior ela fala contigo só que tu não a ouves. Para a ouvires tens que silenciar a tua mente. Tens que dar espaço para que esse GPS interno te mostre o caminho.

 

Para ouvires o que na verdade já sabes mas que te enganas e que foges de todas as formas possíveis, para não mergulhares dentro de ti.

 

Queres arranjar solução para os teus desafios? Queres ser feliz? Então conhece-te e deixa de ter medo de sentires. Se agires mesmo com medo, ele perde força e deixa de comandar a tua vida.

 

Eu não escreveria os meus textos com tanta paixão e certeza se eu não tivesse vivido estas experiências. E elas fizeram-me sentir um enorme respeito pelo ser humano e um enorme sentimento de humildade. E em cada nova experiência, aprendo sempre algo novo, é um caminho de descobertas sem fim.

 

A sabedoria não se atinge a ler livros atinge-se a viver.

 

Não fiques pela aprendizagem, vive! Só quando experimentares, quando sentires na pele é que vais entender o quanto descobres de ti. As certezas que tinhas de ti, dos outros e do mundo, muitas delas deixarão de fazer-te sentido e darão lugar à tua verdade.

 

Sofia Pérez - Coach Holístico

 

Coach Holístico e Mentoring em Lisboa, Linha Cascais e Sintra, Abrantes

Para que serve o coach holístico? mudar a tua vida, melhorar, atingir metas, sonhos, objetivos, numa abordagem que une todas as tuas facetas quer a nível relacional, familiar, financeiro, profissional e espiritual. ​ Qual é o grande objetivo? Seres mais feliz, descobrires o poder que reside em ti, que é enorme!

Contacta-me para o email: coachsofiaperez@gmail.com

www.coachsofiaperez.com

https://www.facebook.com/CoachSofiaPerez

 

 

Share on Facebook
Please reload

Recent Posts
Please reload