Controlo

December 5, 2017

 

 

Criamos um modelo de como a nossa vida deve funcionar e encetamos todos os esforços possíveis para o manter de pé. De repente, ocorre um acontecimento que sai fora desse modelo e, automaticamente, provoca-nos um desequilíbrio interior que o põe em causa.


O que tentamos fazer diariamente é construir fortalezas em torno do modelo para que nada o possa derrubar ou perturbar. E quem é que faz esse trabalho desgastante diário de construir fortalezas? A nossa mente.


É a eterna luta pela sobrevivência da espécie. A maioria de nós já não necessita de se proteger fisicamente, não temos que fugir constantemente de animais selvagens. A nossa luta atual é com a nossa mente onde lidamos com medos interiores baseados nas nossas inseguranças e nas nossas crenças.
Esta construção de um modelo é a tentativa de controlarmos o mundo exterior. É esta a tarefa que damos à nossa mente. É uma tarefa impossível em que inevitavelmente falhamos, pois criamos a ideia de um mundo que só existe dentro de nós. Qual é o propósito deste controlo? Evitar a dor. E para evitar a dor acabamos, paradoxalmente, por viver no sofrimento dessa instabilidade, à mercê dos altos e baixos de uma psique desequilibrada.


A dor faz parte da vida, é inevitável e, até, desejável pois é ela que nos permite evoluir e rasgar os limites da mente. Já o sofrimento é uma opção.


Entender a dor, observar a forma como estamos a reagir e entender por que é que o nosso modelo caiu, leva-nos à expansão da nossa consciência trazendo-nos ensinamentos preciosos que nos permitem redefinirmo-nos e recriarmo-nos.


A maioria de nós foge à dor, compramos, comemos demais, fumamos, tomamos comprimentos, fazemos de tudo para fugir, sem nos apercebermos que o que estamos afinal a fazer é perpetuar o sofrimento.


Se nos permitirmos sentir verdadeiramente, aos poucos, vamo-nos apercebendo de que aquilo que nos prendia, afinal, é o que nos desperta!

SofiaPérez

Coach Holísticoco

coachsofiaperez@gmail.com

www.coachsofiaperez.com

https://www.facebook.com/CoachSofiaPerez/

 

Coach Holístico e Mentoring em Lisboa, Linha Cascais e Sintra, Abrantes

Para que serve o coach holístico? Desbloqueares o teu potencial, incentivar a tua auto descoberta. Facilito o teu processo de descoberta, clarificação e alinhamento das tuas metas, sonhos, objetivos, numa abordagem criativa que une todas as tuas facetas quer a nível relacional, familiar, financeiro, profissional e espiritual, melhorando significativamente as tuas perspectivas de vida.

 

Share on Facebook
Please reload

Recent Posts
Please reload