Anicca

September 3, 2019

Falava sobre a minha experiência depois de um retiro de silêncio.

 

O silêncio é o lugar onde o Céu nos espera. É o toque no Divino. É o desbravar do caminho da mente mundana adentrando em territórios inóspitos e densos. Camada após camada. Descarregando para o vazio e limpando os pensamentos que nos matam em vida até chegarmos onde sempre retornamos, a casa.

 

E, nesta metamorfose, os sons são silêncio. A chuva é silêncio. O som das cigarras é silêncio. O murmúrio do vento e o trovão são silêncio. Esta ordem natural da Natureza que nada pede em troca é o silêncio que nos devolve à vida.

 

Através do silêncio é-nos revelada a forma como nos podemos libertar da escravidão da nossa mente. Uma mente espiritualizada é aquela que tem a liberdade de se identificar, ou não, com os pensamentos que surgem a todo o momento.

 

Foi no silêncio que pude observar a guerra que é travada dentro da minha mente, o Caos. Uma mente que balbuciava nos meus ouvidos, sem parar, pensamentos sem sentido, ruminantes e memórias antigas que vinham a galope e inundavam o meu corpo de dor. Uma dor intercalada com momentos de êxtase e de profunda gratidão e amor.

 

Tudo é impermanente. As emoções e sensações surgem, permanecem um tempo, e depois desaparecem. A dor física dura um tempo, e depois passa. Tudo passa.

 

E, só depois de conseguir serenar a minha mente impaciente e indisciplinada, veio o silêncio. A presença. O aqui e agora. E abriram-se fendas na escuridão onde surgiram as mais belas sementes de luz.

Esse silêncio que veio de dentro de mim e que eu não julguei, mostrou-me de uma forma inequívoca que vivemos tempos de profundo desconhecimento da nossa natureza humana. Estamos desconectados e anestesiados muito para além do que supomos.

 

Nós não somos a nossa mente. Somos algo muito maior do que os nossos pensamentos. A única lei da Natureza é a inconstância, e nós somos dessa Natureza.

 

Texto dedicado a todo o grupo que participou neste retiro e aos meus queridos amigos: Alberto Saíz, professor, artista e um criador incansável que me iniciou nesta jornada pelo silêncio e à Ângela que me trouxe o Céu na Terra.

 

Sofia Pérez
Terapia Integrativa Holística
Coaching - Hipnoterapia – Terapia de Casal - Constelações em Espelho - Xamanismo
www.coachsofiaperez.com
coachsofiaperez@gmail.com

 

Share on Facebook
Please reload

Recent Posts
Please reload