Espelho

January 21, 2020

 

"Os outros" funcionam como um espelho que nos devolve as nossas próprias projeções. Projetamos nas pessoas o que temos de positivo mas também de negativo. Uma vez que estes registos se encontram na nossa mente inconsciente, na esmagadora maioria das vezes nem nos apercebemos de que estamos a agir de determinada forma.

 

Quando a nossa mente entende que existe uma "ameaça" à nossa integridade - quer física quer emocional - esta reage emitindo um sinal de rejeição para o exterior, projetando assim essas características e atribuindo-as a um objeto ou sujeito externo que não nós mesmos.

 

A projeção funciona como um mecanismo de defesa: por exemplo, culpar o outro é uma forma de evitar o desconforto da admissão consciente de algo em nós que não reconhecemos ou que não conseguimos aceitar. Assim, aparentemente, colocamos a ameaça fora de nós.

 

Sermos conscientes daquilo que projetamos nos outros permite-nos recuperar o controlo sobre o que está a acontecer dentro de nós, e, ao identificar tais projeções, podemos então trabalhar os aspetos que estão presentes em nós mas que não desejamos manter, ou que queremos transformar.

 

É um processo que nos retira da vitimização e nos mostra que o que nos acontece é nossa responsabilidade e não "dos outros".

 

Sofia Pérez
Coaching, Hipnoterapia, Constelações em Espelho, Xamanismo
coachsofiaperez@gmail.com
www.coachsofiaperez.com

Share on Facebook
Please reload

Recent Posts
Please reload