(des)Conexão

March 16, 2020

 

Falava sobre a desconexão

Estamos desconectados e, segundo as tribos que guardam os mistérios da medicina sagrada, sofremos daquilo que eles chamam a “doença dos ocidentais”. Não temos qualquer ligação com algo além de nós mesmos e do mundo material.
Independentemente do tema que cada pessoa me traz para as sessões, normalmente por volta da terceira sessão o tema afunila inevitavelmente para a falta de conexão.

Mas existem, felizmente, cada vez mais pessoas a darem-se conta de que algo não encaixa nas suas vidas. Por mais voltas que deem, não conseguem compreender por que é que, mesmo tendo vidas que consideram felizes, sentem um vazio que não conseguem explicar. O vazio não é mais do que a nossa fuga constante ao sentir.

Não queremos colocar o dedo na ferida porque dói e todo o sistema está desenhado para nos anestesiar dando enfoque ao TER. Somos valorizados pelo nosso aspeto físico (se este encaixar nos “padrões de beleza”), pelo carro que temos, pelos títulos que acumulamos, pelas roupas que vestimos, pelo telemóvel que temos. Mas tudo isto não diz absolutamente nada de nós, não nos define. E nesta corrida desenfreada e lunática de TER cada vez mais e mais, não mergulhamos fundo porque não nos é possível arranjarmos espaço para isso, e, ao invés, vamo-nos entupido de mais e mais “coisas” e arranjamos outras tantas para fazer.
Criamos um papel que queremos representar socialmente, mas que, na realidade, não tem nada a ver connosco.

Em todo este processo, se as estruturas da mente permanecem inalteradas, acabamos sempre por recriar o mesmo circuito e, consequentemente, os mesmo problemas, os mesmos tipos de relacionamento, os mesmos males, as mesmas disfunções. Então, o que é que podemos fazer para sair deste circuito? Para provocar ou acelerar em nós essa mudança interior?

Deixo aqui esta reflexão para esta época de recolhimento e esta sugestão de ponto de partida: escolhe ficar em silêncio (sem distrações de telemóveis) durante um momento do teu dia. É um dos melhores presentes que podes dar a ti próprio!

Sofia Pérez
Coaching, Hipnoterapia, Terapia individual e de casal
www.coachsofiaperez.com
coachsofiaperez@gmail.com

Share on Facebook
Please reload

Recent Posts
Please reload